Atleta Manuel Fernandes à Conquista do Castro Castroeiro



Testemunho do atleta da nossa equipa, Manuel Fernandes na sua prestação numa prova:
Em 24 de Março de 2013, realizou-se em Mondim de Basto, o Trail Castroeiro Srª da Graça, onde fui representar a equipa da  A.D.  Amarante Trail Running. O nome de Castroeiro deve-se as primeiras povoações que existiram no local datadas do séc. IV ac.


À partida com Claudia Vieira
A manhã algo cinzenta desse domingo, pronunciava mais uma prova ao sabor da chuva. Já a caminho e a chegar a Celorico de Basto, no horizonte via-se o cume da Serra da Senhora da Graça, envolta num nevoeiro espesso que ao longo da viagem insistia em não se dissipar.

Chegado ao local da partida, complexo turístico águaHotels Mondim de Basto, não pude deixar de me maravilhar com beleza natural que o local envolve assim como o conceito arquitectónico que se enquadra perfeitamente, sobretudo as casas espigueiros que pessoalmente achei original.

No momento de levantar o dorsal, qual foi o meu espanto ao ver a actriz Cláudia Vieira que
simpaticamente distribuía beijos e disponibilizava-se para as fotografias da praxe. Como 'madrinha' do hotel participou no evento, mas na vertente caminhada.
Travessia do Rio Cabril

Pronto para a partida, tive a oportunidade de olhar novamente, para a serra como que um guerreiro antes da batalha e interiorizar-me que a conquista estava próxima ao mesmo tempo que ouvia o som de inicio da prova, momento em que nos lançamos em corrida pela calçada do hotel em direcção à serra.



  

Percorremos trilhos fantásticos de lama, pedras, rocha envoltas em musgo ensombradas pelas
árvores, um túnel natural de granito, lavadas de água, ultrapassamos o rio Cabril num estreito
passadiço qual Indiana Jones, sempre em ascensão até ao alto, nos 962 metros.



Quando me recompunha deste brutal esforço e me preparava para me vangloriar da conquista saboreando a beleza deste local até onde os meus olhos pudessem alcançar, o tempo fecha-se novamente  e de repente começa a cair um granizo frio que me levou imediatamente a continuar o trilho desta feita no sentido descendente.

A parte mais espectacular foram os cerca de 5km em que perdi o meu receio pelas descidas. Senti o meu corpo a querer literalmente rolar pela encosta, a trilhar as antiquíssimas pedras da calçada que pelo seu aspecto roçado, davam a entender que teriam passado por ali milhares de outras pessoas deste os tempos medievais.



À chegada da meta
As minhas pernas soltavam-se o mais que podiam para acompanhar a força gravítica que o corpo exercia e que me massacravam os pés, até que finalmente  comecei a deslumbrar o trilho urbano e os voluntários a indicar que a meta e o fim estavam próximos e mais uma prova terminada.

Comentários