A Fundação

No dia da Fundação - 02 - 12 - 2012
O dia 2 de Dezembro fica marcado com a abertura de um projeto que se tenciona que seja ambicioso no desportivismo, camaradagem, divertimento, bem estar, amizade e divulgação da nossa cidade, ou seja, a criação da secção de Trail Running na Associação Desportiva de Amarante.
Este projeto nasce de uma paixão erecente, de um grupo de amigos que quando se cansavam de treinar em estrada iam correr para o monte, ou pelo centro da cidade, a subir e descer escadas, etc. Não satisfeitos, decidimos ir a uma prova de trail urbano e o prazer da realização da mesma e do ambiente falou mais alto, e vimos que não nos conformávamos unicamente com as provas de estrada, mas sim queríamos ir a mais provas de Trail. Assim foi, e apesar de recente, já podemos afirmar que ao todo já fomos 10 elementos representativos de Amarante a diferentes provas, dos 20kms a 60km, que apesar de não ser o mais relevante, quase já trazíamos um troféu individual para Amarante, com um honroso 4º lugar no Trail da Lousã.
Ao aceitarmos este convite por parte da Direção da ADA, confirmamos a responsabilidade que assumimos, ao representarmos a Associação Desportiva de todos os Amarantinos com uma longa história de 35 anos e que continuaremos a honrar e a prestigiar.
Com esta aventura pioneira da modalidade Trail Running em Amarante, pretendemos acima de tudo divulgar a mesma que para quem não sabe, consiste numa corrida pedestre em Natureza, com o mínimo de percurso pavimentado/alcatroado, que não deverá exceder 10% do percurso total, em vários ambientes (serra, montanha, alta montanha, planície, etc) e terrenos (estradão, caminho florestal, trilho, single track, etc), idealmente – mas não obrigatoriamente – em semi ou auto-suficiência, a realizar de dia ou durante a noite, em percurso devidamente balizado e marcado e em respeito pela ética desportiva, lealdade, solidariedade e pelo meio ambiente.

Basicamente, o que temos feito entre amigos, pretendemos alargar a todos os interessados, que garantidamente inserir-se-á num grupo que prima pela amizade, companheirismo, boa disposição e paixão pelo desporto e natureza.

É objectivo deste projeto divulgar e incentivar a pratica desta modalidade por todo o concelho, a pessoas de todos os sexos e idades, realizar eventos desportivos e sociais de Trail Running no nosso concelho, visto termos condições naturais propícias e ideais para a pratica da mesma, representar a nossa cidade, Amarante, em todas as provas que participarmos, garantindo também a todos os interessados em fazer parte deste projeto, todo apoio logístico, informações de provas, treinos em conjunto com todos os elementos, questões alimentares/nutricionais, parcerias que se pretende alcançar e muito mais, que a seu tempo serão divulgadas. Estamos também abertos a sugestões, parcerias e patrocínios simbólicos.

Quanto ao registo e abertura da seção foi realizado num ambiente com muita animação e debater de ideias e objectivos na sede da A.D.A. com Presidente da direção (António Daniel Mendes) e mais elementos e socios presentes, onde automaticamente se foram oferecendo para a concretização dos mesmos, como a questão do logótipo, nome da equipa, grupos e páginas a criar nas redes sociais e internet, filmes e muito mais.
Lamento o facto de nem todos os pioneiros deste projeto e fundadores do Trail Running em Amarante puderem estar presentes (Jorge Pinto, Pedro Lopes, Joaquim Silva, Pedro Barros), mas registamos a abertura da seção com 15 elementos (Bruno , Urbano Ribeiro, Eduardo Santos, João Marinho, Jorge Ventura,Daniel Silva, Paulo Rocha, Sonia Silva, Claudio Castro, Diogo Castro e Francisco Monteiro) mas gostaríamos de ser muito mais. A todos os interessados podem me contatar a mim, A.D.A. ou qualquer pessoa das que se encontram inseridos na seção, seriam muito benvindos. Treinos/passeios e provas aguardam por vocês. A.D.Amarante – Trail Running.


Comentários