Produtos Regionais

OTrail é um desporto de comunhão com a natureza que pretende divulgar as paisagens e os trilhos, não deixando de valorizar também tudo que é característico da nossa terra. Aqui ficam exemplos de alguns produtos que terão sempre lugar de destaque na nossa cultura e que são característicos da nossa terra.


Pão de Padronelo



Pão de trigo com quatro cabeças, muito comum no concelho de Amarante, assumindo outros nomes consoante a região onde é confeccionado. É feito com 85 % de farinha de trigo e 15 % de farinha de centeio. Leveda durante uma hora, sendo depois moldado para ficar com a forma final característica.

mais info: http://museururaldomarao.wordpress.com/coleccoes/pao/



Biscoito da Teixeira



Biscoito da Teixeira ou Doce da Teixeira é um doce típico português, de cor escura, é confeccionado de forma rectangular em forno a lenha, de uma forma artesanal, tem um sabor intenso e característico, raramente se consegue provar apenas um pedaço de biscoito, dado o seu paladar viciante. Conserva-se por muito tempo mesmo à temperatura ambiente.



Barro preto de Gondar

A olaria do barro negro representa, porém, o que de mais emblemático há no artesanato da freguesia de Gondar. A origem da arte perde-se no tempo, mas sabe-se que trabalhar o barro já foi uma actividade que ocupou muitos braços na freguesia.